Como se faz uma animação?


Existem muitos jeitos de se produzir uma animação por isso falarei somente dos mais utilizados. São principalmete tres tipos de animaçao:

  • A Animação tradicional
  • A Animação digital (2D e 3D)
  • Stop motion

A Animação tradicional também chamada de animação por célula, é a mais velha e historicamente a mais popular forma de animação. Em um desenho animado de forma tradicional, cada quadro é desenhado à mão e copiados num plástico transparente chamado célula. Depois a célula é colocada sobre um fundo pintado e os movimentos são fotografados um a um com uma câmara. O uso de células e de câmaras já está ultrapassado desde de que os desenhos passaram a ser scaneados para o computador e transferidos digitalmente para as películas de 35mm (e essa transferência também já está ficando para trás). Mas ainda assim, mesmo com mais de 80 anos, o estilo da animação tradicional está em alta e os animadores ainda buscam inspiração nos antigos personagens.

A Animação digital tanto a 3D quanto a 2D é feita atravez de programas de computador.Uma imagem é apresentada no monitor do computador e em seguida é rapidamente substituída por uma nova imagem, semelhante à anterior mas um pouquinho modificada. É uma tecnica bem parecida com a ilusão de movimento é conseguida com a televisão e os filmes.

A animação computacional 3D é, o sucessor digital da animação por Stop Motion; a figura animada é modelada no monitor e “vestida” com um esqueleto virtual. Então são atriuidos os membros: olhos, bocas, roupas, etc., da figura 3D que são movimentadas pelo animador.

O Stop Motion é um tipo de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros.

Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton.Tambem A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit e Batalha dos Vegetais são exemplos de filmes em stop motion.

Espero que tenham gostado!

Até a proxima e que suas espadas se mantenham afiadas!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: