Universal Serial Bus 3.0


Ou o popular e conhecido USB.(aquela saída em que você conecta boa parte de seus aparelhos, como celular, máquina e outros)Primeiro explicarei o que é um USB.Ele é um tipo de entrada e saída de seu computador que foi criado para substituir as portas seriais e paralelas(entradas onde encaixam os cabos de telefone e da internet banda larga).Esse tipo de porta era muito lenta e foi criado um novo modelo, o USB o qual é mais rápido, o que é uma necessidade da sociedade atual.E hoje em dia estamos na versão 2.0 desta porta [USB].

Primeiramente, antes de falar da porta 2.0 explicarei o que é a velocidade de uma porta do seu computador.A velocidade que aqui especificamos é a taxa de transferência de entre o computador e o periférico(aparelho conectado), ou seja, a velocidade com que certa quantidade de informações(bytes) vem e vaum por segundo.

Bem, para os desavisados ou que nunca pensaram nisso, o que nós usamos hoje em dia é chamado de 2.0, ou Hi-Speed. Bem, ele tem uma velocidade maior que a do primeiro como o nome diz, essa chega a máxima de 60MB/s(megabytes por segundo). Nos dias atuais após alguns upgrades ele até mesmo chega a corrente máximas de 1,8 ampéres, ou seja, isso é o que possibilita aparelhos retirarem energia da porta USB, carregando celulares, ligando ventiladores e outros.

Agora vamos ao novo, o que está para chegar.Ele se chama USB 3.0, ou SuperSpeed.Creio que a maioria de vocês tenha deduzido que a velocidade da porta aumentará, pois bem, estão corretos. A velocidade máxima passará a ser 4.8Gb/s(gigabytes por segundo) mas essa ainda não foi alcançada com nenhum aparelho.A velocidade média registrada foi de 600MB/s(10x mais que o antecessor).Mesmo assim já é um aumento considerável na taxa de transferência(velocidade).

Com relação a compatibilidade, foi divulgado que o formato 3.0 suportará ainda 2.0, ou seja, não será mais rápido, mas fará transferência de dados com a antecessora.

Mas fiquem tranquilos, a nova porta deve chegar ao mercado por volta do fim do ano no exterior e aqui ainda não se tem previsão.Porém as especificações já foram, ou seja, as empresas já podem fazer hardwares(placa mãe, HD e outros) e periféricos(acessórios externos, como ventilador, mouse’s e outros) compativeis com ambos, devido a compatibilidade do 3.0.]

Até a próxima…

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: